domingo, 27 de março de 2011

IDEOLOGIA NAS MÃOS E MENTES DE HOMENS E HETEROSSEXUAIS

Para a sociologia, falar em sociedade não significa descrevê-la de forma homogênea (igualitária). Quando fazemos uma análise das sociedades identificamos de imediato a existência de diversidades (ou diferenças) e desigualdades sociais. Muitas das diferenças entre os indivíduos são danatureza humana (cor da pele, gênero, idade, altura, obesidade etc), porém, as desigualdades sociais são produto das relações estabelecidas entre os indivíduos, aonde uns possuem vantagens materiais e psicológicas, impondo suas vontades, ônus (encargos) ou obrigações, e outros em desvantagem, são forçados a se relacionar socialmente de acordo com a vontade de seus opressores. Em nossa sociedade, porque uns mandam e outros obedecem? A Sociologia pergunta...

Historicamente, vimos que o capitalismo apresenta um grande conflito: a luta entre burgueses e proletários. Enquanto os patrões buscam aumentar cada vez mais as suas taxas de lucro com a exploração daqueles que possuem apenas uma coisa para vender no mercado de trabalho: sua mão-de-obra, como afirmava o filósofo alemão Karl Marx. Estes trabalhadores, por sua vez, reivindicam melhores condições de vida, de trabalho e de salário, daí o resultado da luta de classes. 

A história do século XX apresenta outros conflitos 
de interesses que vão além da divisão da sociedade em classes.

Entretanto, a história do século XX apresenta outros conflitos de interesses que vão além da divisão da sociedade em classes: conflitos entre homens e mulheres, entre adultos e jovens, entre heterossexuais e homossexuais, entre brancos e não-brancos, entre outros. As mulheres a partir do século XIX, os jovens e minorias sexuais, a partir dos anos 60 do século passado, passaram a demonstrar sua revolta de forma coletiva, mostrando sua força social. No século XX, por exemplo, os negros e outras etnias demonstraram sua força, nas lutas pelos direitos civis e pelo fim do racismo.Vários grupos oprimidos (homossexuais, mulheres, jovens, grupos étnicos, assalariados etc) deram vida a potentes partidos, associações e entidades buscando com isso se organizar para lutar por seus direitos. 

Por outro lado, várias sociedades mantiveram a supremacia masculina por diversas razões e sob diversosaspectos. Esta longa dominação provocou a exclusão sistemáticas das mulheres da política, do governo, da literatura, da arte, exceto em poucos e relevantes momentos. A dominação masculina se expressa hoje, através do uso da violência, seja esta física, moral ou psicológica. Chamamos de machismo, a ideologia que, através de diversas maneiras, os homens procuram justificar a opressão que exercem. É esta ideologia machista que diz que lugar de mulher é em casa para cuidar dos filhos e do marido. 

A sociedade patriarcal (baseada no predomínio do homem como autoridade máxima) também impôs a heterossexualidade como padrão de opção sexual. Quem se opõe à “normalidade” (entenda-se heterossexual), acaba sendo vítima de muitos preconceitos, sendo punidos ou considerados portadores de alguma doença. Em muitos casos, a discriminação resulta em violência aberta, que já resultou na morte de muitos homossexuais, não apenas no Brasil, mas em vários países. A opressão contra gays e lésbicas, expressa-se de várias formas em muitas sociedades. A condição de ser gay ou lésbica é atacada de forma sistemática pela sociedade. Essa discriminação atua em todos os setores: no ambiente de trabalho, na família, nas escolas e em outros locais aonde é comum tornar os homossexuais alvo de chacotas e se mostrar em público o desprezo para com eles, como forma de assegurar e garantir a própria identidade heterossexual para si mesmo e para os outros, mantendo assim a participação na “normalidade” sexual dominante.

CADA VEZ MAIS, HOMOSSEXUAIS ASSUMEM 
PUBLICAMENTE A SUA HOMOSSEXUALIDADE.

Homossexuais também são constantemente atacados pela ideologia anti-homossexual (homofóbica) nos meios de comunicação, embora aparentemente estes estejam tratando da questão de forma mais aberta, homossexuais são constantemente ridicularizados na mídia e apresentados como doentes e devassos e pervertidos. Muitos ainda consideram a homossexualidade como uma doença, sendo válido ressaltar que desde 1989, a Organização Mundial de Saúde, retirou de seu Código Internacional de Doenças, o artigo que considerava o homossexualismo como doença. Além disso, instituições fundamentais como igreja e exército, condenam a homossexualidade e pregam abertamente a “extirpação” desse mal...

A discriminação profissional no trabalho também é muito forte. Não somente diversas empresas se recusam a contratar homossexuais, como também, em diversos locais de trabalho eles são impedidos de ascender profissionalmente (sendo “assumidos” ou não). Quando não são demitidos ao decidirem assumir sua forma de viver a sexualidade. Diante da falta de opções profissionais, muitos acabam ingressando nocaminho da prostituição para sobreviver. 

(Adaptado do livro “Sociologia para jovens do século XXI” de Luiz Fernandes de Oliveira e Ricardo Cesar Rocha)

QUESTOES PARA REFLETIR

Você já foi vítima de algum tipo de discriminação seja pela sua cor, opção sexual, por pertencer a algum grupo? Qual foi a sua atitude em relação a esse fato?

Na sua opinião,como poderíamos lutar contra as ideologias racistas e homofóbicas em nossa sociedade?

TEXTO E ATIVIDADE PARA OS SEGUNDO E TERCEIRO ANOS. (ESCOLA MINISTRO JARBAS PASSARINHO – SOBRAL\CE


INDICAÇÃO DE DOCUMENTÁRIO: HOMOFOBIA E DIREITOS HUMANOS

Um comentário:

  1. Olá alunos e alunas,

    Este é um espaço para vocês participarem, postando seus comentários a respeito dos temas publicados no Blog e discutidos em sala. Aqui vocês também poderão encontrar os textos de Sociologia para estudar para futuras avaliações.

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
SOBRE A AUTORA: ANA CARMEM AGUIAR RODRIGUES (LICENCIADA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, ESPECIALISTA EM ENSINO DE HISTÓRIA DO CEARÁ E ACADÊMICA DO CURSO DE DIREITO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA. PROFESSORA SUPERVISORA DO PIBIB -SOCIOLOGIA NA ESCOLA DE EEFM MINISTRO JARBAS PASSARINHO EM SOBRAL-CE.) TEMOS COMO OBJETIVO CRIAR UM ESPAÇO VIRTUAL QUE POSSA SER SER COMPARTILHADO POR PROFESSORES, ALUNOS E LICENCIANDOS DE SOCIOLOGIA, PARTIR DA DIVULGAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS, METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS VOLTADAS PARA A INTERVENÇÃO, MELHORIA E DEFESA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.