domingo, 27 de março de 2011

AONDE VOCÊ ESCONDE SEU RACISMO?



VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA AS PALAVRAS PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO E RACISMO?

PRECONCEITO: Conceito de opinião formada antecipadamente sem conhecimento dos fatos, julgamento ou opinião formada sem levar em conta os fatos que os contestem. Trata-se de um pré-julgamento, isto é, algo previamente julgado... 

DISCRIMINAÇÃO: Separar, distinguir, estabelecer diferenças. A discriminação racial corresponde ao ato de apartar, separar, segregar pessoas consideradas racialmente diferentes, partindo do princípio de que existem raças “superiores” e “inferiores”, o que ficou definitivamente comprovado pela ciência que não existe.

RACISMO: Teoria que sustenta a superioridade de certas raças em relação a outras, preconizando ou não a segregação racial ou até mesmo a extinção de determinada minorias.


De acordo com essas definições, o preconceito se expressa na sociedade, mas não necessariamente segrega ou discrimina, já a discriminação promove, baseada em certos preconceitos, a separação de grupos ou pessoas. Por outro lado, o racismo mata, extermina, produz o ódio entre grupos e indivíduos. 

A história da sociedade brasileira é marcada pelo racismo desde a chegada dos portugueses em nossa terra. Primeiro foram os índios, exterminados pelo branco europeu; depois, o tráfico de africanos escravizados, que representou o maior extermínio humano da história mundial. 


(Fonte: “Sociologia para jovens do século XXI” de Luiz Fernandes de Oliveira e Ricardo Cesar Rocha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
SOBRE A AUTORA: ANA CARMEM AGUIAR RODRIGUES (LICENCIADA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, ESPECIALISTA EM ENSINO DE HISTÓRIA DO CEARÁ E ACADÊMICA DO CURSO DE DIREITO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA. PROFESSORA SUPERVISORA DO PIBIB -SOCIOLOGIA NA ESCOLA DE EEFM MINISTRO JARBAS PASSARINHO EM SOBRAL-CE.) TEMOS COMO OBJETIVO CRIAR UM ESPAÇO VIRTUAL QUE POSSA SER SER COMPARTILHADO POR PROFESSORES, ALUNOS E LICENCIANDOS DE SOCIOLOGIA, PARTIR DA DIVULGAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS, METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS VOLTADAS PARA A INTERVENÇÃO, MELHORIA E DEFESA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.