terça-feira, 20 de janeiro de 2015

A SOCIOLOGIA LANÇA QUESTIONAMENTOS SOBRE A VIDA EM SOCIEDADE


A Sociologia como ciência que busca compreender a vida social humana, não estuda o indivíduo de forma isolada, mas como o homem estabelece suas relações em sociedade. Não conseguiríamos nos desenvolver como pessoa se não fosse a partir do contato com outras pessoas, desde pequenos aprendemos a falar, a andar, e continuamos aprendendo a viver até o fim das nossas vidas, a partir da constante convivência com os outros.

O campo de ação da Sociologia é muito amplo, seus estudos podem abranger desde a análise de encontros entre indivíduos na rua, conflitos sociais, estudo de grupos, de organizações e de comunidades, além da investigação de processos sociais globais. Este é um desafio fascinante e ao mesmo tempo difícil, uma vez que o seu objeto de estudo se centra no próprio comportamento dos sujeitos enquanto seres sociais.

A nossa história, a nossa formação enquanto ser humano perpassa pelas relações que nós estabelecemos com outras pessoas ou grupos em sociedade. Por exemplo, a família, é o primeiro grupo social que fazemos parte, tendo uma importância fundamental na nossa educação, nos socializando, nos ensinando a viver em sociedade, a partir de regras e valores sobre como devemos agir e nos comportar. Outro espaço importante que influencia nossa formação é a cultura do país onde nascemos, o local onde moramos, o circulo de amizades, os vizinhos, onde trabalhamos, a igreja e a escola que frequentamos. Instituições sociais presentes em nossa vida desde cedo, responsáveis por difundir ideias, formas de pensar e agir, que de algum modo, moldam nosso jeito de ser.

 A família é a primeira instituição social em que o(s) indivíduo(s), ao nascer(em), entra(m) em contato. E por ser uma instituição primordial, ela é a instituição social que mais influencia e tem impacto sobre as relações sociais. Na atualidade novos arranjos familiares surgem. Segundo o IBGE, muitas famílias brasileiras são chefiadas por mulheres. 


Disponível em: http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/10/mais-mulheres-sao-chefes-de-familia-e-jovens-optam-por-ser-mae-mais-tarde.html

A pesquisa é um importante instrumento que os sociólogos utilizam para analisar a realidade social.


É claro que as nossas relações em sociedade são feitas de conflitos, que, por sua vez, geram preconceitos contra quem foge do padrão que a sociedade considera como certo ou normal (preconceito contra o homossexual, o negro, o gordo, ou mesmo até contra aquele que usa uma roupa diferente ou torce para um time que não seja o nosso).


Guarany de Sobral e Ceará em clima de tensão no Estádio do Junco. (Foto: Juscelino Filho). Disponível em: http://globoesporte.globo.com/ce/futebol/campeonato-cearense/noticia/2015/01/torcidas-de-ceara-e-guarasol-entram-em-confronto-antes-de-jogo-em-sobral.html


Na imagem acima, em partida de entre Guarany de Sobral e Ceará realizada em 18 de janeiro de 2015, integrantes de torcidas organizadas dos dois clubes entraram em confronto nos arredores do estádio do Junco em Sobral. Focos de conflitos no Centro da cidade foram identificados e logo dispersados pela Polícia Militar. Os envolvidos nas brigas eram integrantes das torcidas Cearamor e Torcida Jovem Guarany. Um homem chegou a ser atingido por um tiro de raspão. Quais razões levam torcedores em uma partida de futebol a cometer atos de violência?

O que dizer do nosso conceito de beleza, que dita padrões que homens e mulheres devem seguir para serem considerados bonitos. Mulheres querem ser loiras, alisar os cabelos, fazer plásticas para colocar silicone nos seios, lipoaspirações para modelar a cintura.


Fonte: http://entretenimento.r7.com/infeccao-andressa-urach

Nas imagens acima, a modelo e apresentadora Andressa Urach, antes e depois de quase perder a vida após realização de cirurgia plástica. Quem dita o padrão de beleza vigente em nossa sociedade? 

Se formos refletir sobre a influência dos meios de comunicação em nossas vidas, nos perguntamos: como a televisão e a internet influenciam o nosso comportamento? Quais as consequências dessa superexposição das pessoas em redes sociais? Será que uma novela que veicula uma cena de sexo ou violência influencia o comportamento de crianças e jovens? Que interesses estão por trás dos grupos que controlam o que é veiculado na grande mídia? As propagandas, a moda imposta pela novela e outros programas incentiva hábitos de consumo na população? E o mundo do entretenimento (indústria do cinema, da música) cria desejos, modos de ser e de pensar? O que leva milhares de pessoas adorarem um artista? Os impactos da indústria cultural na vida das pessoas também é um objeto de estudo da Sociologia.

Longe de ser algo distante de nós, a Sociologia lança perguntas sobre questões que afetam diretamente o nosso cotidiano, e quem sabe nos ajudar a responder muitos questionamentos que fazemos sobre a vida, sobre as nossas relações com os outros, sobre ideias, valores e opiniões que consideramos serem naturais e normais, além de promover um debate que pode ajudar a resolver tantos problemas que a sociedade enfrenta atualmente.


REFERÊNCIAS

TEIXEIRA, Cristina; BERLATTO, Fábia. Sociologia – Violência e Meio ambiente. Curitiba: Positivo, 2010.

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2010.

BOMENY, Helena; FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Tempos modernos, Tempos de Sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010.

 GUIDDENS, Anthony. Sociologia. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.


SUGESTÃO DE ATIVIDADE 

1.Como a Sociologia pode nos ajudar a compreender os problemas que afetam a sociedade atualmente.

2.Observando o local em que você mora (bairro, comunidade), escreva sobre problemas sociais que podem ser objetos de estudo sociológico.

Renata Sobral
 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
SOBRE A AUTORA: ANA CARMEM AGUIAR RODRIGUES (LICENCIADA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, ESPECIALISTA EM ENSINO DE HISTÓRIA DO CEARÁ E ACADÊMICA DO CURSO DE DIREITO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA. PROFESSORA SUPERVISORA DO PIBIB -SOCIOLOGIA NA ESCOLA DE EEFM MINISTRO JARBAS PASSARINHO EM SOBRAL-CE.) TEMOS COMO OBJETIVO CRIAR UM ESPAÇO VIRTUAL QUE POSSA SER SER COMPARTILHADO POR PROFESSORES, ALUNOS E LICENCIANDOS DE SOCIOLOGIA, PARTIR DA DIVULGAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS, METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS VOLTADAS PARA A INTERVENÇÃO, MELHORIA E DEFESA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.