QUEREMOS EXPRESSAR AQUI NOSSA INDIGNAÇÃO E
REPÚDIO ÀS DECLARAÇÕES DE DILMA ROUSSEF, QUE, EM SUA MÍOPE VISÃO SOBRE REFORMA
CURRICULAR, PARECE TER ENCONTRADO NAS DISCIPLINAS DE SOCIOLOGIA E FILOSOFIA A
CULPA PELO FRACASSO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. ESTAMOS CAMINHANDO PARA UMA
EDUCAÇÃO CADA VEZ MAIS TECNICISTA, DESUMANA E AUTORITÁRIA QUE TIRA A
OPORTUNIDADE DOS JOVENS DE CONSTRUIR UMA VISÃO CRÍTICA ACERCA DA REALIDADE
SOCIAL EM QUE ESTÃO INSERIDOS E DOS PROBLEMAS SOCIAIS QUE TANTO AFETAM NOSSO
PAÍS CADA VEZ MAIS CORRUPTO E VIOLENTO.
ESTÁ CADA VEZ MAIS CLARO QUE NÃO INTERESSA A QUEM
ESTÁ NO PODER PESSOAS QUE PENSEM COM
AUTONOMIA. E É PRINCIPALMENTE POR ESTA
QUESTÃO QUE NOSSAS DISCIPLINAS SERÃO SEMPRE O ALVO DE GOVERNOS IRRESPONSÁVEIS CUJO
DISCURSO PASSA A SER A FORMAÇÃO DE TÉCNICOS, SEM ATACAR A VERDADEIRA RAIZ DO
PROBLEMA, VETANDO MAIORES INVESTIMENTOS PARA EDUCAÇÃO E MELHORES SALÁRIOS PARA
OS PROFESSORES, COMO FEZ DILMA AO VETAR OS 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO E AO SER
CONTRA O AUMENTO NO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES.
ATITUDES COMO ESSA ME LEMBRAM A DITADURA MILITAR
- A QUAL DILMA DIZ TANTO TER COMBATIDO – QUE CASTROU O ENSINO DE CIÊNCIAS
HUMANAS DO CURRÍCULO ESCOLAR, IMPLANTANDO AS DESASTROSA EXPERIÊNCIA DO ENSINO
TÉCNICO, ALÉM DAS ABERRAÇÕES OSPB E MORAL E CÍVICA.
EM MEIO A TUDO ISSO, TEMOS QUE NOS PREOCUPAR COM
OS RUMOS QUE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA POSSA VIR A TOMAR DAQUI EM DIANTE, POIS ESTÁ
CLARO QUE, PARA DILMA, O PROBLEMA NÃO É A MELHORIA NA QUALIDADE DO ENSINO, MAS
A QUANTIDADE DE MATÉRIAS. ESTAMOS CAMINHANDO PARA UMA PROFUNDA PRECARIZAÇÃO DO
ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS, COMO JÁ VEM OCORRENDO HÁ MUITO TEMPO, ENQUANTO O INTENSO PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO GANHA CADA VEZ MAIS APOIO E VERBAS PÚBLICAS.
COMO BEM DISSE PAULO FREIRE: “SERIA UMA ATITUDE
MUITO INGÊNUA ESPERAR QUE AS CLASSES DOMINANTES DESENVOLVESSEM UMA FORMA DE
EDUCAÇÃO QUE PERMITISSE AS CLASSES DOMINADAS PERCEBEREM AS INJUSTIÇAS SOCIAIS
DE FORMA CRÍTICA.”